Maria vitória

Garantir as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva nos equipamentos culturais, proposta dos vereadores do PCP

 

Maria vitóriaJoão Ferreira, vereador do PCP na CML, fez hoje, no teatro Maria Vitória, a apresentação de uma proposta do PCP que tem como objectivo intervir na defesa dos direitos das pessoas com deficiência para assegurar as condições necessárias a uma vida activa e igualdade no acesso à cultura.

 

Nesta sessão, estiveram presentes representantes

da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), que deram contributos para a elaboração desta proposta e Hélder Freire Costa do Teatro Maria Vitória.

 

As pessoas surdas e utilizadoras da tecnologia para ouvir são parte integrante da sociedade, pelo que é necessário planear a sua inclusão na área da cultura, através da colocação faseada dos sistemas tecnológicos necessários nos equipamentos culturais do Município de Lisboa.

 

Os sistemas de indução magnética constituem sistemas tecnológicos que permitem um som limpo, livre de ruídos e acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Actualmente, só existem dois equipamentos culturais que dispõem dessa tecnologia de sistemas de indução magnética instalada, que são o Teatro da Trindade, em Lisboa e a Casa da Música, no Porto.

 

A proposta dos vereadores do PCP tem como objectivo alargar esta oferta a outros equipamentos culturais, garantindo assim, as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva nos equipamentos culturais.

 

Consulte aqui a Proposta