Debate – Crianças e pais com Direitos – Portugal com futuro!
13 MAIO (DOMINGO) 15H
LISBOA BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO
(junto ao metro das Telheiras)
Participa Jerónimo de Sousa
(secretário-Geral do PCP)
O PCP convida todos os que são pais, ou desejem sê-lo, os jovens, os educadores e professores, os técnicos de saúde na área da pediatria e diferentes entidades e organizações sociais a darem o seu testemunho e contributo à reflexão sobre este tema.
Portugal não está condenado ao declínio demográfico. Todos os estudos mostram que
os trabalhadores (mulheres e homens) querem ter filhos, mas muitos consideram não estarem reunidas as condições para os ter.
Portugal precisa de mais crianças, mais jovens, mais população. Devem ser superadas as limitações e barreiras existentes para que seja verdadeiramente possível decidir ter ou não ter filhos,
quantos e em que momento da vida sem os constrangimentos laborais e sociais que permanecem na sociedade portuguesa.
Quem tem filhos — ou deseja ter — tem direito à estabilidade de vida (habitação, vínculos laborais estáveis, salários e horários de trabalho dignos) que assegurem a independência económica
e social do agregado familiar, o direito dos trabalhadores a terem condições para acompanhar os filhos, criá-los e vê-los crescer.
A precariedade, os baixos salários e a desregulação da vida dos adultos têm consequências
na vida das crianças, a começar pelos prolongados horários de trabalho dos pais, pelo número crescente dos que trabalham por turnos, ao sábado e ao domingo. Mantêm-se em número elevado as situações de risco de exclusão social e pobreza infantil.
Os direitos das crianças são defendidos assegurando o acesso à saúde, à segurança social,
à educação, à cultura e ao desporto, mas também ao tempo em família, a brincar, à fruição saudável dos seus tempos livres.
A todos pedimos contributos e reflexões sobre como defender os direitos das crianças nos dias de hoje. Para mais informações: [email protected]