Saint Simon

SAINT-SIMON DE ROUVROY, CLAUDE-HENRI (1760-1825)

"A Idade de Ouro, que uma cega tradição situou até agora no passado, está à nossa frente." Saint-Simon, o grande socialista utópico francês, começava com estas palavras uma das suas obras capitais, as Opinions  littéraires, philosophiques et industrielles. A verdadeira Idade de Ouro – dizia – começará quando tiver sido criada uma sociedade que melhor convenha à enorme maioria e que, ao mesmo tempo, mais favoreça o desenvolvimento de todas as aptidões humanas. Uma sociedade onde reine o interesse brutal é incapaz de satisfazer as necessidades da maioria e de desenvolver as aptidões de cada um.

O melhor sistema social é aquele que traz a felicidade aos trabalhadores, isto é aqueles que formam a maioria da sociedade.

Saint-Simon esboçou uma teoria do progresso humano absolutamente notável para o seu tempo, se bem que a sua descrição da sociedade futura seja algum tanto imprecisa. Esta sociedade não contará ociosos; ao governo das pessoas sucederá a administração das coisas. A satisfação máxima das necessidades de cada um dos seus membros torna-se o objectivo principal da sociedade. O poder temporal está nas mãos duma Assembleia de Industriais, o poder espiritual é assumido por uma Academia das Ciências.

Mas mesmo quando anunciavam o fim do reino da ociosidade e o princípio de uma nova era, a do trabalho, nem Saint-Simon nem os seus discípulos – os saint-simonianos – sabiam como lá chegar,e não viam qual era o caminho real a seguir para realizar os seus ideais. Também, por isso mesmo, eles não puderam apreciar a seu justo valor o significado da luta de classes, primeira força motriz da história. É por isso também que nos dão um quadro assaz vago da sociedade futura. Eles diziam, por exemplo, que são os industriais que gerirão a produção. Mas quem seriam esses industriais? Os partidários de Saint-Simon não hesitam em incluir sob este termo lado a lado capitalistas e operários.

Mas apesar de todas as incoerências desta doutrina, a ideia duma sociedade onde cada um trabalhe segundo as suas capacidades e receba consoante o seu trabalho tinha uma importância enorme. Este princípio is ser inscrito no programa do socialismo como uma exigência fundamental. Não menos importante se afigura a ideia de Saint-Simon segundo a qual a sociedade, uma vez liberta da exploração, vê aparecer gigantescas forças criadoras; o desenvolvimento universal da técnica e da ciência, o domínio das forças naturais colocadas ao serviço do homem, passam a ser os seus lemas. 

in Génese e Princípios de "O Socialismo e o Comunismo Científicos" da Editorial "Avante!"