Transportes públicos

É com satisfação que a CDU regista a vitória das populações das freguesias de Odivelas e Pontinha. Através da sua luta persistente conseguiram que a carreira 36 não saísse de Odivelas e que o 726 continue a servir a população da freguesia da Pontinha, assim como a manutenção do 205, a carreira da madrugada.

Estamos todos lembrados do momento do anúncio da reestruturação da rede de transportes na AML e do cenário que se poderia perspectivar para o concelho de Odivelas.

Estávamos perante a ameaça da retirada de autocarros da Carris, através do “encurtamento” dos percursos do 36, que passaria a ficar no Sr. Roubado e deixava de entrar em Odivelas e do 726 que passaria a ficar à entrada da Pontinha.

Estava também perspectivada a “supressão” das “Carreiras da Madrugada” 205 e 206 que servem, respectivamente, Odivelas e a Pontinha.

Quanto ao Metropolitano, as medidas apontadas pelo grupo de trabalho eram extremamente gravosas para a mobilidade dos utentes, assumindo a sua expressão máxima a perspectiva de encerramento às 21H30, entre o Campo Grande e Odivelas.

Numa primeira fase a contestação foi generalizada face à hipótese de Odivelas ficar sem Metro a partir das 21h30.

Só essa oposição e contestação da população, através das mais diversas formas de luta, em uníssono com os trabalhadores do Metro, fez com que o governo recuasse perante tamanha asneira, vindo a dizer no final do ano passado que o horário do metropolitano não sofreria alterações, tendo ainda recuado em relação a outras carreiras, nomeadamente em relação à carreira 206 da rede da madrugada.

A luta da população centrou-se então em não deixar sair o 36 de Odivelas (já que há cerca de 30 anos foi também a população que “o foi buscar” à Calçada de Carriche) e também para que o 726 continuasse a servir a população da Pontinha.

Por um lado, é com satisfação que a CDU saúda os utentes e população do concelho por esta vitória, lembrando contudo que é necessário estarmos todos atentos pois nada nos garante que o Governo não volte a atacar na tentativa de levar por diante os seus objectivos.

Só através da luta e determinação poderemos continuar a travar as ofensivas em curso, na salvaguarda dos mais elementares direitos das populações.

Odivelas, 29 de Fevereiro de 2012

Os Eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Odivelas

1ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas
29.02.2012