Foram muito milhares os profissionais da polícia que responderam ao apelo da ASPP/PSP para a Manifestação de 1 de Outubro de 2007 no Parque das Nações. Lutam pelos seus direitos e pela dignificação da carreira. Em LER MAIS podes encontrar o apelo à manifestação.
Ver reportagem fotográfica completa.
APELO DA ASPP/PSP À MANIFESTAÇÃO DE 1 DE OUTUBRO DE 2007
ESTA LUTA TAMBÉM É TUA!
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia – ASPP/PSP, conforme já foi amplamente divulgado e noticiado, agendou uma Manifestação de Polícias para o próximo dia 1 de Outubro, quando decorrerá em Lisboa uma reunião de ministros da Administração Interna e da Justiça, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.
Como acontece com todas as acções levadas a cabo pela ASPP/PSP, também esta Jornada de Luta não foi convocada de ânimo leve. Em Novembro de 2006 comunicámos ao MAI que a política definida pelo Executivo para a PSP, acentuando o corte de direitos para os Profissionais, era errada, e, caso não fosse alterada, daríamos a conhecer a todos os responsáveis da União Europeia o nosso desagrado e preocupação com o futuro desta Força de Segurança. Por isso, seguiu uma queixa para a Comissão Europeia, em Fevereiro de 2007, que obrigou o Governo Português a pronunciar-se sobre as alterações efectuadas na PSP agravando a condição dos polícias. Estamos, agora, a aguardar o seu desfecho.
O não cumprimento das promessas feitas, ao longo dos tempos, aos Profissionais da PSP originam um forte sentimento de desmotivação e até revolta no seio da Instituição, que prejudica o bom funcionamento da mesma e em reflexo a Segurança Pública.
A inexistência do horário de trabalho; a falta de condições nas esquadras, o material obsoleto e desadequado; a falta do efectivo cumprimento da negociação colectiva; o incumprimento dos prazos das promoções e as alterações verificadas nos sistemas de saúde (SAD/PSP) e de aposentação, não negociando alternativas, sobre as quais a ASPP/PSP apresentou propostas, são apenas alguns dos motivos que nos obrigaram a esta Manifestação.
Esta é a hora de criticar os verdadeiros responsáveis por esta situação. É a hora de demonstrar a força da coesão, da mobilização. É a hora de gastar as nossas energias em prol dos nossos direitos, é a hora de demonstrar a nossa desmotivação e a nossa revolta.
Por tudo isto, não fiques pela crítica, assume de vez a defesa dos teus direitos e não tenhas MEDO de estar presente na Manifestação de 1 de Outubro.
SE ESTÁS VERDADEIRAMENTE DESMOTIVADO E ATÉ REVOLTADO, LEMBRA-TE:
“ESTA LUTA TAMBÉM É TUA”!
Contamos contigo, não faltes!