Central de Betão a instalar na Pontinha – 08/02/2006

DECLARAÇÃO POLÍTICA DOS VEREADORES DA CDU

Central de Betão pertencente à Firma Lenabetão,
a instalar nos terrenos pertencentes ao Governo Civil.

O signatário foi contactado telefonicamente por um morador vizinho do local onde está a ser instalada a Central de Betão acima referida, reclamando contra a referida instalação, julgando tratar-se de uma situação gravosa para a sua qualidade de vida, criando-lhe por isso problemas de saúde e a sua família.

Contactei de imediato o Sr. Eng.º Gameiro que me confirmou a intenção da Câmara de autorizar esta instalação para os fins referidos.

Ontem, 07 de Fevereiro, desloquei-me ao local referido em assunto e verifiquei que a obra de instalação se está a desenvolver sem que estivessem afixados os elementos previstos por lei, mas foi-me garantido que a Câmara sabia que a obra se estava a realizar naquelas condições.

Contactei também o Sr. Eng.º responsável pela obra, que entretanto descobri, o qual solicitamente me esclareceu todo o processo. Pode o signatário concluir que durante um ano esta empresa procurou e não conseguiu, encontrar em parte alguma um terreno para este fim e acima de tudo em Lisboa, mas conseguiu-o em Odivelas. Já não basta saturar o Concelho de betão em edificações quanto mais agora produzi-lo para o transportar para um concelho vizinho que não aceita produzi-lo no seu território.

Escusado será dizer que esta Central, com esta actividade, vai degradar a qualidade de vida existente no meio em que está a ser instalada e vai criar constrangimentos insanáveis nas acessibilidades a Lisboa e Odivelas e dificultar ainda mais a mobilidade dos nossos munícipes. A Calçada da Carriche vai ficar ainda mais sufocada de viaturas do que já está.

Perante o exposto pretendemos conhecer o seguinte:

1. Foi efectuado algum estudo ambiental que caracterize exactamente as consequências que resultam da laboração desta Central?

2. Foi efectuado algum estudo sobre as consequências para os munícipes, nas acessibilidades Odivelas/Lisboa/Odivelas?

3. Quantificaram-se os benefícios directos adquiridos e os prejuízos resultantes desta autorização?

Senhora Presidente da Câmara, precisamos de ser esclarecidos já, pois a referida Central está a ser construída e brevemente vai produzir massa de cimento em grandes quantidades, e assim se manterá durante dois anos se nada for feito em contrário.

Senhora Presidente, o concelho da modernidade, contido frequentemente no seu discurso, não se constrói assim! Não é com discursos e fotografias bonitas que vamos lá chegar. Vamos modernizar o Concelho se nele só se desenvolverem actividades que favoreçam a criação de postos de trabalho, boa qualidade de vida e eliminem as dificuldades e constrangimentos existentes. Nunca chegaremos lá com autorizações deste quilate.

Não foi por acaso que Lisboa, Loures, Amadora, Oeiras e outros concelhos vizinhos não quiseram a instalação desta Central. Só este Concelho a aceitou.

Odivelas, 8 de Fevereiro de 2006

Os vereadores da CDU