Camaradas, Amigos e convidados,
Comunicação Social.
Minhas Senhoras,
Meus Senhores.
A vossa presença neste acto de apresentação pública das candidaturas da CDU aos Órgãos Municipais de Odivelas, para as próximas eleições autárquicas, muito nos honra e responsabiliza.
Como é natural, estas candidaturas têm por base o programa da CDU que está a ser elaborado para posterior divulgação à população, contudo, temos já presente um conjunto de ideias formadas sobre o trabalho e funcionamento destes Órgãos.
Considerando que a AM é o órgão deliberativo de toda a actividade do município, valorizaremos um trabalho de maior importância, no quadro da análise às propostas apresentadas, pela CM, e à verificação e fiscalização do seu cumprimento.
A CDU tem criticado o funcionamento deste órgão, nomeadamente, quanto ao presente mandato da responsabilidade do PS, este que se desenvolveu na base de interesses e compromissos político-partidários, com regras pouco claras e muito duvidosas, de que é exemplo o comportamento do PS e PSD aquando da discussão da proposta para a privatização da água.
Este concelho gerido pelo PS, coligado com o PSD, ambos responsáveis pelo estado a que chegou o município, negociando um conjunto de Parcerias Público Privadas, que, só por si, assumem um encargo diário de cerca de cinco mil euros, só para o Pavilhão Multiusos, são o exemplo de uma gestão que não queremos e não aceitamos.
Estes partidos que assinaram o compromisso com a troika, PS, PSD e CDS, são os responsáveis por esta situação de crise, em que vive o nosso povo, agravada em cada dia, por novas e mais graves medidas, destacando-se o despedimento de muitos milhares de trabalhadores.
A Lei da Reforma Administrativa, veio causar uma enorme trapalhada, com o novo mapa das Freguesias, é uma realidade que não podemos aceitar pelo que continuaremos a lutar por um Poder Local Democrático e de proximidade às populações.
A CDU não esquecerá o negócio da água e a forma como foi desenvolvido todo o processo com os SMAS, cuja consequência visa a privatização daqueles Serviços, com evidentes prejuízos para a população e, para o erário público.
Ao vencermos as próximas eleições autárquicas, em Odivelas e Loures, tudo faremos para interromper este ciclo de propaganda e decisões, enganadoras e prejudiciais para os trabalhadores e para a população em geral.
A CDU, está solidária com todos os movimentos de cidadãos, defensores da utilidade pública da água, considerando este bem, necessário à nossa vida, não devendo por isso passar para o domínio privado cujos resultados negativos são bem conhecidos de todos nós.
A falta de isenção e de princípios democráticos, muitas vezes observados no presente mandato, pelo PS/PSD na Assembleia Municipal de Odivelas não serão seguramente seguidos pela candidatura da CDU.
Observaremos a Lei e o Regimento Municipal que vier a ser aprovado, daremos oportunidade à discussão dos problemas que nos venham a ser colocados, quer pelos eleitos, quer pela população, dando assim lugar a uma participação activa e permanente de todos.
Lutaremos por um órgão com princípios democráticos, orientados para a eficácia dos seus objectivos, optimizando o seu trabalho e o das suas Comissões, preparando ou melhorando o conhecimento da realidade municipal.
Queremos vencer estas eleições, com confiança, para desenvolver o nosso trabalho, com honestidade e competência.
Afinal é este o nosso lema!
Viva a CDU.
Armindo Fernandes
05.07.2013