A descaracterização da Baixa e das zonas históricas da cidade de Lisboa está bem visível. Nos últimos anos, todos os dias surge uma notícia de que mais um prédio vai ser convertido num hotel e que mais um espaço comercial vai fechar portas.
A Lei das Rendas (Lei do Arrendamento) do Governo PSD/CDS e responsabilidade directa da então ministra Assunção Cristas integrava, e o excesso de licenciamento para a construção de Hotéis que a Câmara Municipal de Lisboa e o seu Executivo PS, liderado por Fernando Medina, têm permitido são as principais razões que levam ao encerramento de comércio histórico.
O Café “Pirata” na Praça dos Restauradores e a Loja “Paris em Lisboa” no Largo do Chiado correm o risco de encerrar e são os mais recentes exemplos do resultado nefasto que estas políticas têm provocado na cidade de Lisboa.
Os Vereadores do PCP fizeram aprovar uma Recomendação em 2013 numa reunião da CML que visa ter em conta os espaços comerciais ou não comerciais existentes no edifícios a quando do licenciamento pela CML para obras profundas, mas o que está à vista é o não cumprimento desta Recomendação.
Para o PCP é urgente travar as políticas de descaracterização de zonas históricas da cidade e planear uma cidade para quem nela habita e trabalha.