O Grupo Municipal do PCP interveio, na sessão da Assembleia Municipal do passado dia 28 de Junho, no período antes da ordem do dia, para propor um voto de pesar e solidariedade com as vítimas de Oaxaca. A proposta foi aprovada com a abstenção do PS, do CDS e do PNPN.
“O Estado de Oaxaca, no Sul do México, viveu um dia negro no passado dia 19 de Junho, com um cobarde e violento ataque perpetrado pelas forças policiais contra a manifestação promovida pela Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação e contra a população indígena de Nochixtlán, do qual resultaram dezenas de mortos e de desaparecidos, centenas de feridos e detidos, numa acção típica de uma ditadura.
O Grupo Municipal do Partido Comunista Português propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua sessão de 28 de Junho de 2016, delibere:
1. Manifestar o seu profundo pesar pelas vítimas do massacre de dia 19 de Junho, guardando um minuto de silêncio;
2. Repudiar o sangrento ataque contra os professores, alunos, população indígena e camponesa, que lutam pelo direito à educação, à saúde, pela soberania dos territórios indígenas e campesinos, pela paz e segurança;
3. Enviar este voto de pesar e de solidariedade para:
Assembleia da República
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Embaixada dos Estados Unidos Mexicanos em Lisboa
Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação do México.”
Voto de Pesar e Solidariedade com as Vítimas de Oaxaca – 28 de Junho 2016 | Consultar PDF