Tribuna Pública em Algés, “Em defesa dos Reformados, Pensionistas e Idosos”

Em Algés, no Parque Anjos, cerca de três dezenas de reformados, apareceram para ouvir e participar na Tribuna Pública. As intervenções iniciais pertenceram aos candidatos da CDU pelo Circulo de Lisboa, Isabel Quintas e Amílcar Campos e, depois, foi um debate animado com muitas perguntas, respostas e comentários. E foi dito que com a CDU há um claro compromisso:

Primeiro: com a reposição dos rendimentos roubados com a revalorização do conjunto das reformas efectivando um direito que resulta de uma vida de trabalho e de descontos para a Segurança Social. E, igualmente, com a elevação da pensão social de velhice e invalidez atribuída no âmbito do regime não contributivo da Segurança Social.

 

Segundo: Com uma adequada protecção nas situações de pobreza e de dependência, garantindo que viver mais tempo signifique a garantia de qualidade de vida e resposta às necessidades específicas dos que se encontram na pobreza, ou em situação de dependência por razões de doença, de invalidez, ou mesmo de idade.

Terceiro: Com a valorização do património de saberes dos reformados, pensionistas e idosos concretizando a sua justa aspiração e o seu direito a uma ocupação saudável dos seus tempos livres, e igualmente na efectivação dos seus direitos sociais e culturais e do seu direito de participação na construção das soluções para o País.

O dinheiro não falta quando se trata de impor o pagamento de quase 9 mil milhões de euros pagos em 2014 só em juros de uma dívida insustentável, quando se trata de perder mais de 550 milhões de euros em receita fiscal por via do acordo entre PS, PSD e CDS-PP sobre a chamada “reforma do IRC” ou quando se trata de despejar milhares de milhões de euros sobre os escândalos da banca do BPN ao BES. E os exemplos não ficaram por aqui…