cm cascais

Cascais, uma Câmara com contas de fazer de conta

cm cascaisO PCP votou contra o Balanço de Contas do 1º Semestre da Câmara Municipal de Cascais, na reunião de Câmara que teve lugar dia 29 de Setembro. Na sua intervenção, Clemente Alves, vereador do PCP, afirmou que este balanço «desmente por si só a tão propalada “Saúde Financeira da Câmara” com que esta maioria vem tentando iludir os munícipes.»

 

 

 

Intervenção de Clemente Alves, vereador do PCP na CM Cascais

O Balanço de Contas do 1º Semestre desmente por si só a tão propalada “Saúde Financeira da Câmara” com que esta maioria vem tentando iludir os munícipes.
Na verdade, quando nestes 6 meses de exercício se verifica que as receitas têm uma queda acentuada e, por outro lado, as despesas crescem como se vivêssemos no mundo da abundancia, a “saúde” da Câmara só pode ser igual à de alguém que “goza” de uma tuberculose galopante e que, para se tentar manter de pé, vai à farmácia do banco e emborca de uma só vez o empréstimo de 8,5 Milhões de Euros.
De facto, enquanto as despesas pagas (que outras mais há ainda por pagar) foram de 70,2 Milhões de Euros e o total das receitas de apenas 62,8 Milhões, a nossa câmara só conseguiu manter-se de pé porque encostada às muletas dos 8,5 Milhões de Euros emprestados pela banca.
Em cada mês que passou, até Junho deste ano, a “saúde da Câmara” entortou-se com um deficit de 1,3 Milhões de Euros. E os sinais para até ao final do ano não são de modo algum de melhor esperança para a paciente. Efectivamente, a câmara já anuncia a contingência de ter que levar a leilão boa parte dos anéis que o município tem andado a guardar do passado para fazer face às aflições e incertezas do futuro, que agora, não há como negar, estão a gritar à porta.
Para tapar mais um buraco, são 22 os lotes de terreno que de uma só vez vão a hasta pública, com os quais se precisa de arrecadar 7 milhões 633 Mil Euros !
Estes são os sinais da “Saúde Financeira da Câmara” e da indesmentível “bondade” da gestão da maioria do PSD/CDS que competentemente aqui desgoverna.
Como um dia o disse Abrahm Lincoln : “pode-se enganar a todos por algum tempo; pode se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos por todo o tempo”.
Tenham os Srs. a certeza de que é cada vez maior o número daqueles que vão descobrindo que não vão ser enganados outra vez.
É com esses que estamos e, por isso, chumbamos as suas vossas contas de fazer de conta.
Cascais, 29 de Setembro de 2014
O Vereador da CDU
Clemente Alves